A postectomia (ou Circuncisão), cirurgia para a retirada do prepúcio (aquele excesso de pele natural do pênis), não é um procedimento desconhecido. Mas os resultados, muitas vezes, são mal esclarecidos e confundidos com mitos, especialmente com relação à vida sexual de quem recorre a ela.
A circuncisão envolve a remoção cirúrgica da pequena quantidade de pele que cobre a ponta do pênis, conhecida como prepúcio. Os pais muitas vezes optam por circuncidar seus filhos como parte de uma tradição religiosa ou cultural, ou por causa de tradições familiares. As circuncisões proporcionam muitos benefícios para seu filho, incluindo:
• Higiene mais fácil
• Menor risco de infecções do trato urinário
• Diminuição do risco de doenças sexualmente transmissíveis
• Risco menor de câncer para o homem e sua parceira sexual
Esta é uma pergunta muito comum. Trata-se de um Mito. Muitos anos atrás chegou-se a acreditar que sim, que poderíamos reduzir a sensibilidade da glande com a Postectomia, mas hoje sabemos que não é verdade. Inumeros estudos científicos mostraram que não há relação entre a realização de Postectomia e ocorrecia de Ejaculaçao Precoce.
Outro mito. O prazer sexual não tem relação com a cirurgia, mas é importante lembrar que a satisfação sexual está muito relacionada com o fator psicológico, desta forma, a orientação adequada do paciente antes da cirurgia é fundamental para não haver falsas expectativas ou preocupações.
Em países com alta incidência de pessoas com HIV/AIDS (especialmente na África) , a realização da circuncisão reduziu a ocorrência desta infecção em homens, o que levou a Organizaçao Mundial de Saúde a recomendar a sua realização de rotina. Esta lógica se aplica a outras DSTs?. Isto porque a fácil aderência da pele propicia a contaminação. Alem disso, pacientes postectomizados conseguem identificar lesões provocadas por estas doenças com mais facilidade na glande, permitindo o tratamento adequado mais rapidamente. Lembrando que isto não é garantia e que sempre deve se tomar todos os cuidados, principalmente usando camisinha.
Sim. O pênis produz uma substancia esbranquiçada (o esmegma) que tem como função proteger e lubrificar a glande. Porem, seu acumulo é irritativo e pode provocar inflamação crônica da glande levando ao surgimento de Câncer de Pênis. A higienização adequada impede esse acumulo e previne o surgimento do câncer. Em pacientes com fimose, por não conseguirem expor a glande para retirar o excesso de secreção, a chance de ocorrência de tumor de pênis é maior e a Postectomia é importante para reduzir essa chance.
A recuperação de uma circuncisão recém-nascida normalmente leva cerca de 7 a 10 dias, enquanto as crianças mais velhas podem levar mais tempo para se recuperar. À medida que o pênis do seu bebê se cura, é provável que ele fique mais sensível e dolorido.
Recomendamos a troca do curativo a cada troca de fralda durante esse período. Também é útil aplicar vaselina no pênis para evitar que a fralda grude.
Para saber se a postectomia é o procedimento adequato para seu filho, agende uma consulta com o Dr. Ruimário para um diagnóstico mais correto.